Trend Micro encontra malware que roubava dados do iOS

    Por 123esite - Publicado em 11 fev, 2015

    Malware

    A empresa americana de segurança digital Trend Micro encontrou um malware com foco especifico de espionagem em dispositivos iOS (iPads, iPhones e iPods). Por sí só a espionagem de usuários Apple (considerada mais segura) já é preocupante, porém, além disso chama a atenção esse spyware buscar um ataque direcionado.

    O malware (grupo de vírus mais avançados) é um software que se instala em seu computador e executa tarefas sem seu consentimento, geralmente em benefício de terceiros. A empresa acredita ser mais provável que ele se instale em sistemas já comprometidos para roubo de informações pessoais, áudios, screenshots e então enviá-los para um servidor remoto de comando e controle.

    Seu método de instalação ainda é desconhecido, porém já se sabe que os dispositivos iOS não são desbloqueados por si. A partir de uma isca detectou-se um XAgent que enviava a seguinte mensagem “Toque aqui para instalar o aplicativo”. O aplicativo usa o provisionamento da Apple ad hoc, um método de distribuição padrão da Apple para desenvolvedores de aplicativos iOS.

    Desta forma o malware é instalado com apenas um clic, via link. Há, também, outras formas de infecção como conectar um iPhone por um cabo USB, a um desktop com Windows já infectado.

    O vírus foi encontrado durante uma pesquisa da Operação Pawn Storm, uma operação de cyberespionagem econômica e política ativa, que tem como alvo uma vasta gama de entidades, como exército, governos, indústrias de defesa e meios de comunicação.

    Fonte: www.administradores.com.br/

    Deixe seu comentário