Mobile Friendly: Já testou seu site hoje?

    Por Victor Sichermann - Publicado em 26 maio, 2015

    O assunto não é novidade, desde o dia 21 de Abril o Google começou a dar mais relevância para os sites compatíveis com dispositivos móveis.
    Com isso os sites que estiverem otimizados vão passar a ter mais relevância nos resultados das pesquisas.

    Quando recebi essa informação não achei que perceberíamos uma diferença tão rápida. Mas logo que o Google virou a chave – tanto em nosso site quanto de alguns clientes que acompanhamos diariamente – tivemos ganhos substanciais na posição dos resultados frente aos concorrentes que não estavam preparados. Temos clientes que de um dia para o outro ganharam mais de 20 posições nos resultados das buscas.

    Mas você deve estar se perguntando: E agora o que eu faço? Como sei se meu site está dentro dos requisitos exigidos pelo Google?

    O primeiro passo é usar uma ferramenta, fornecida pelo próprio Google, para verificar a compatibilidade e se existe algum erro que precisa ser corrigido. Para isso, basta acessar a página do Google Mobile Friendly. Nela tem um campo para você adicionar o endereço do seu site e depois é só clicar em analisar.

    mobile-friendly
    Se o resultado for “Incrível! Esta página é compatível com dispositivos móveis”, PARABÉNS! Seu site está otimizado (ou pelo menos o Google já o considera assim). Agora não se desespere caso o resultado seja negativo e apresentar alguns erros. O Google dará algumas dicas de como resolver.

    Se ele já está otimizado (mas contém alguns erros) basta seguir a lista e corrigir item a item. Muito provavelmente, caso não tenha sido você quem programou o site, terá que entrar em contato com um profissional para corrigir.

    Agora se o erro for mais grave como “Não compatível com dispositivos móveis” é porque o site não está preparado e precisará de uma intervenção maior.

    Há também outras ferramentas bem legais para você testar e, em poucos segundos, verificar o comportamento do seu site nos mais variados tamanhos de tela. Elas não vão analisar o seu código, mas podem visualmente ajudar bastante a você identificar e melhorar a experiência do seu site.

    O site Studiopress, apesar de simples, já dá para começar a brincar. Você digita o endereço do seu site e ele mostra alguns tamanhos “mais comuns” e como seu site se comporta em cada um deles.

    studiopress

    Outros sites possuem testes mais completos, com várias opções de dispositivos para escolher, como o quirktools.com. Para isso, basta inserir a URL do seu site e depois clicar nos ícones correspondentes e selecionar o dispositivo que deseja testar.

    Vale lembrar que esses testes são só referentes ao tamanho da tela e não conseguem reproduzir com total exatidão como seu site ficará num determinado dispositivo. Isso porque você está acessando de uma única fonte, que tem suas próprias características, como navegador, sistema operacional, etc.

    Não sei se é 100% garantido, mas o site Browser Stack diz reproduzir fielmente como seu site aparece em cada um dos dispositivos disponibilizados para testes. Segundo eles, quando você digita o endereço do site ele envia para um servidor (que realmente testa seu site em dispositivos e navegadores reais) e depois gera imagens de cada um deles as exibindo para você. Se é verdade ou não, em nossos testes, já vimos muita coisa realmente ficar fiel ao resultado obtido no aparelho real.

    E ai gostou? Conte para gente como foi o resultado do seu site.
    Deixe seus comentários e dúvidas pra gente te ajudar.

     

    Deixe seu comentário