Internet Trends 2015

    Por Victor Sichermann - Publicado em 29 maio, 2015
    internet-trends-2015
    Crédito: Designed by Freepik

    A internet continua crescendo exponencialmente junto com a tecnologia, e mais especificamente como a ajuda dos dispositivos móveis. Hoje os usuários podem ficar conectados 24 horas por dia, e em qualquer lugar, o que aumentou bastante a maneira como a internet é utilizada.

    Na quarta-feira passada, a empresa de capital de risco Kleiner Perkins Caufield & Byers divulgou seu relatório anual Internet Trends 2015. São 20 anos desde o primeiro relatório publicado em 1995.

    Algumas coisas interessantes que o relatório apresentou:

    Atualmente existem 2,8 bilhões de usuários conectados à Internet, um aumento absurdo em comparação aos 35 milhões de 1995 quando tínhamos apenas 0.6% da população utilizando a internet. O mais impressionante é que isso representa apenas 39% da população do mundo.

    internet-trends-pag4

    Por outro lado 73% da população já utiliza celulares. O equivalente a 5.2 bilhões de usuários sendo que desses aparelhos 40% são smartphones.  Isso significa que boa parte das pessoas já têm acesso a um dispositivo que pode se conectar a Internet.

    internet-trends-pag5

    A dependência da conectividade do smartphone está crescendo, e vai crescer ainda mais, especialmente entre os mercados emergentes. Segundo a pesquisa de Meeker, 87% dos usuários de smartphones dizem que nunca o deixam de lado (seja de dia ou a noite) e 80% diz que a primeira coisa que faz quando acorda é checar seu aparelho.

    internet-trends-pag69

    O impacto da internet em diversas áreas transformou o mundo e o mais legal é que isso está apenas começando.

    internet-trends-pag8

    Outra coisa que já se esperava no resultado dessa pesquisa, e que se comprovou de forma sólida, é a quantidade de tempo que um usuário utiliza a internet em seu dispositivo móvel. Hoje isso já supera a quantidade utilizada em um computador. Não é a toa a importância e a mudança de comportamento de empresas grandes como Google para com os sites otimizados para mobile.

    internet-trends-pag14

    Apropriadamente, Meeker fechou sua apresentação com um slide intitulado: “Diversidade é importante … É um bom negócio”. E continuando com essa frase “Uma das coisas que eu aprendi sobre tomadas de decisão eficazes é que as melhores são feitas por grupos diversificados de pessoas”.

    internet-trends-pag177

    O relatório é grande e vale a pena se aprofundar, seja por simples curiosidade ou para entender ainda mais esse mercado e conhecer melhor nossos consumidores. Muito provavelmente você encontrará coisas que considere mais interessantes e que não listei aqui.

    Se você quiser contribuir com a matéria, dar sugestões e/ou tirar dúvidas escreva seu comentário.

    Deixe seu comentário